| Tiptologia |

 

[ Retornar ]

 

 

 Tiptologia. (Tipto = golpear; logos = tratado). Nomenclatura usada pelos especialistas para designar o estudo(ou o mesmo efeito) dos "raps", plural da palavra inglesa "rap" (choque, golpe, batida)que em forma verbal significa bater, golpear repetidamente. Tiptologia: a telergia produzindo ruídos.

 Truques e efeitos comuns. 0 neoespiritismo, ou espiritismo moderno, nasceu de um caso de tiptologia fraudulenta, efetuado pelas irmãs Fox, Cathy e Margaret, no estado de Nova Yorque quando contavam entre sete e oito anos e meio de idade respectivamente. Este fenômeno acontecia em 1847. Anos mais tarde, em 1888, as irmãs Fox confessavam publicamente a fraude, consistente em produzir estalos, por meio da articulação do dedo grande do pé, além de utilizar, também, as articulações dos joelhos e dos tornozelos, servindo como caixa de ressonância, uma mesa, uma cadeira de madeira, etc. Inclusive, pode se efetuar com os tendões, placas de ferro (escondidas entre as tábuas de uma mesa ou no próprio corpo do deitado), e assim por diante.

 Omitimos outros inumeráveis truques como os desmascarados pelo famoso metapsíquico Hodgson, ou pelos grandes ilusionistas Davis e Houdini.

 Não se pode negar que o calor e outras energias físicas comuns, como, a umidade, a eletricidade estática, etc.,podem ser responsáveis normais de muitos "raps". Muitas vezes, porém, a origem desses "raps" é a Telergia. Alguns exemplos: Em janeiro de 1956, uma casa "mal assombrada", em Saint-Lupicin, Jura, tornou-se conhecida em toda a França através dos jornais. Chamaram o sacerdote do lugar para que benzesse a casa. 0 sacerdote aceitou, mas como homem culto que era, aconselhou que afastassem da casa a menina Juliette R., na qual ele via o dotado responsável de tudo. A família seguiu o conselho do sacerdote, e esta "benção" surtiu efeito: daquele dia em diante desapareceu o encantamento... Antes, muitos pesquisadores, pessoas cultas, a polícia, etc tinham observado tudo e cada coisa sem encontrar nem o mínimo vestígio de fraude.

 Economia de Energia. René Sudre, para explicar a economia de energia que pode apresentar a tiptologia (violentos "golpes", mas que podem não deixar marcas, exemplifica: "Quando se dá um golpe de martelo sobre um prego, originam-se três efeitos principais: um efeito mecânico, (a introdução do prego); um efeito térmico (o aquecimento); um efeito vibratório(que se percebe como ruído-som). Os dois primeiros absorvem quase toda a energia. Ora, este desperdício em movimento e em calor é muito limitado nos ruídos parapsicológicos e por isso a algazarra horripilante que se ouve nas casas "mal assombradas", não exige mais que um pequeno desgaste de energia".

 Tipos de ação. Podemos classificar a telergia sob dois pontes de vista. No primeiro, observamos que os ruídos se podem efetuar em contato ou à distância; e no segundo, o do ruído, em superficiais e profundos. 0 mais normal é que se efetuem os "raps" em mesas de madeira, encontrando-se mais dificuldades sobre objetos de metal. Também observamos que a intensidade dos sons produzidos estão em razão inversa à umidade e densidade da madeira. Sob a ação da telergia as mesas costumam ficar carregadas de eletricidade, tendo-se comprovado(por exemplo, René Sudre com a sua teoria Iloclástica, e anteriormente, em 1872, o Dr. Serilar) que a tiptologia se deve não a um esforço de pressão ou de torção, senão as ações estritamente localizadas e espalhadas em centros.

 Permita-nos citar também a Allan Kardec (codificador de espiritismo latino), que teve que reconhecer que quando se ouvem golpes nas mesas ou em outros lugares, não é que o espírito esteja golpeando com a mão ou com qualquer outro objeto. Dirige somente um feixe de fluído ao ponto de onde vem o ruído, e este produz o efeito do um choque elétrico". Não é preciso dizer que o "espírito do morto" é na realidade, unicamente o inconsciente do dotado vivo. Mas existe também o golpe externo, Crawford verificou unicamente ruído sobre a superfície. Era devido a golpes por formações ectoplasmáticas em todos os graus de visibilidade.(Podemos descrever o ectoplasma como uma telergia condensada e visível).

 No Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP) temos observado fenômenos das duas classes: tiptologia de origem superficial e tiptologia de origem profunda. Também se verifica o efeito poli-psíquico. À grande distancia ou com grandes obstáculos entre o dotado e a mesa, por exemplo, o fenômeno desaparece. É um fenômeno parapsicológico que como tal só se manifesta nos "sensitivos" e segundo o grau de "dons" que possuam. Aparece e desaparece subitamente, seguindo a mutabilidade típica das condições psicológicas e parapsicológicas.

 Todo este conjunto do características da tiptologia, assim como os fatos (freqüentemente observados) de perda de peso do dotado na produção dos "raps" e de ser freqüentemente acompanhado perceptivelmente por movimentos musculares do "médium" (dotado), coincidem com o que caberia esperar de um efeito de telergia. As manifestações inteligentes expressadas pela tiptologia não superam a inteligência do dotado (levando-se em conta o que logicamente se pode esperar do inconsciente e seu talento e faculdades, inclusive, parapsicológicas).

Revista de Parapsicologia número 14, elaborada pelo CLAP- Centro Latino Americano de Parapsicologia.

 

______________

Copyright 2003 - Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL

http://www.divinoespiritosanto.cjb.net