| Incorrupção de parteS do corpo |

 

[ Retornar ]

 

 

Incorrupção de parte do corpo

 

 Com efeito, ninguém pode deixar de perguntar-se: por que precisamente ficou incorrupta uma parte?

 Algumas vezes, estando todo o corpo consumido, está e se encontra incorrupta, aquela parte do corpo a que principalmente se deve o dom da perfeição e a prerrogativa da virtude de alguém.

 A mão incorrupta simboliza a caridade que o santo expressara em vida - S. Estevão e São Nicolau.

 S. Estevão, Rei da Hungria. Foi o primeiro rei daquela nação e foi ele que conseguiu que toda nação dos anteriormente terríveis hunos aderissem ao Catolicismo. Morreu a 15 de agosto de 1038. Sua caridade para com os pobres chegou a ser proverbial. E Deus assinou em prol da caridade: quando 45 anos mais tarde exumaram os ossos, encontraram a mão direita completamente incorrupta, como símbolo e sinal; assinatura divina das generosas dádivas e caridade do santo rei.

 São Nicolau de Mira (na antiga Lícia). Sua vida foi uma ardorosa luta para combater o paganismo ou idolatria, como também a heresia do arianismo. Foi também o grande paladino para a condenação de outras heresias pelo primeiro Concílio Ecumênico da história, o de Nicéia.

 O Santo bispo de Mira brilhou com inumeráveis milagres, inclusive com revitalização, em diversas oportunidades, ao menos de seis mortos. Foi cognominado pelos seus contemporâneos em todo o mundo "Nicolau, o taumaturgo".

 E às inumeráveis assinaturas divinas durante a vida e ao redor do túmulo de São Nicolau, Deus acrescentou a do "óleo" que durante 11 séculos emanava do túmulo de São Nicolau.

 E, por último, quando 11 séculos após o sepultamento queriam transladar os "ossos" de São Nicolau de Mira, descobriram que a mão direita continuava incorrupta. E incorrupta está ainda hoje. Assim Deus destaca a caridade incansável e mesmo, às vezes arriscada, enfrentando as autoridades civis e militares em defesa dos mais necessitados.

 

Oscar G. Quevedo S.J (Padre Quevedo)

 

 

 

 

 

______________

Copyright 2003 - Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL

http://www.divinoespiritosanto.cjb.net