| Ecto-colo-plasmia |

 

[ Retornar ]

 

 

 Argila Psíquica- O ectoplasma, como "argila psíquica". Teoricamente ao menos, poderia ser moldável para representar diversas figuras. Conforme fossem os tipos de reproduções, o fenômeno seria classificado sob diversos nomes.

 Ecto-colo-plasmia é o ectoplasma moldado em formas de membros ou partes de pessoas, animais, ou objetos. No conceito de ecto-colo-plasmia veremos que deve incluir certo rudimentarismo na reprodução. O membro ou parte é reproduzido rudimentarmente, imperfeitamente,sem a verdadeira densidade e configuração da realidade que se trata de reproduzir.

 Transfiguração consiste em uma simples modificação do próprio corpo do dotado. É o próprio dotado revestido de ectoplasma e inclusive corporalmente modificado, representando outra pessoa.

 Formamos a palavra ecto-colo-plasmia simplesmente incluindo na palavra ectoplasmia, o termo colo, do grego "kólon" que significa membro de pessoa ou animal, por extensão, parte de um objeto. Ecto-colo-plasmia, etimologicamente significa bem o conceito em vista: a telergia condensada e maleável (plasma), exteriorizada (ecto) para formar um membro ou parte de algum ser (colo).

 Como sempre, também em ecto-colo-plasmia, a fraude deve ser levada em conta, entretanto, deixar a investigação porque é difícil, dadas as muitas fraudes e querer negar todos os casos de ecto-colo-plasmia, como muitas vezes se tem feito, é atitude comodista e pouco científica.

 Seria interminável enumerar todos os tipos de fraude realizados consciente ou inconscientemente pelos médiuns para trucar a ecto-colo-plasmia. Finíssimos retalhos de seda, convenientemente desenhados, máscaras dobráveis, balões de borrachas pintados, que depois se enchem pouco a pouco, e lentamente se esvaziam após a "misteriosa" aparição.Todos estes materiais se escondem facilmente na boca, no salto oco do sapato, etc...

 Logicamente, devemos incluir em fraudes, todos os casos em que aparecem mãos ou rostos ou qualquer outros membros perfeitos, com circulação sanguínea, vivos... E não há dúvida de que são vivos mesmos, ou seja, são fraudes, membros autênticos do próprio médium ou de algum de seus cúmplices.

Por Oscar G. Quevedo S.J- Livro: As Forças Físicas da Mente (Vol.1)- Ed. Loyolla

 

 

______________

Copyright 2003 - Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL

http://www.divinoespiritosanto.cjb.net