O fim do Mundo está chegando!!!

Prepare suas malas.

 

 

Irapuan Júnior *

 

Atenção: o ano 2000 nunca chegará!!??

 

Você já deve ter ouvido algo semelhante, como também já deve ter assistido ou lido em algum jornal que algumas pessoas suicidaram-se em seitas apocalípticas para subir no rabo do cometa, ou pessoas que se matam em alguma religião futurística para fugir do fim do mundo, ou alguém se dizendo ser o Cristo vindo pela 2ª vez, ou alguém anunciando aí o 3º segredo de Fátima, ou algum indivíduo anunciando uma aparição de Nossa Senhora no banheiro de sua casa, ou que os extraterrestres estão invadindo o quintal da vizinha de alguém, e por aí vai... Mas afinal, o fim dos tempos chega ou não chega?

Na última década da passagem do milênio de 1800 para 1900 também aconteceram as mesmas manifestações da humanidade que também anunciou o fim do mundo, e o povão ficou apavorado, acreditando em tudo o que se dizia na época. Lógico que numa dimensão menor que nesta passagem atual, devido ao pouco desenvolvimento dos meios de comunicação e da tecnologia em geral. Podemos dizer que a humanidade insiste em entrar em “crise”, enlouquece, toda vez que há uma passagem de um século, principalmente se esse século for também o fim de um milênio. Esse fenômeno é denominado de MILENARISMO.

Alguns fanáticos de plantão falam que está escrito na Bíblia que o ano 2000 nunca chegará, certo??? Errado!!! Quem disse esta frase foi Nostradamus, o qual se dizia prever o futuro, mas na verdade quando acertava, acertava o óbvio.

Quanto às “diárias” mensagens de Nossa Senhora, digo o seguinte, o essencial para nossa fé e nossa salvação já foi dito, já está escrito! Tudo aquilo que vem após a Bíblia e a Sagrada Tradição Apostólica não é essencial. É ingenuidade basear nossa fé em aparições. A igreja só reconhece como autênticas apenas 3 aparições: Lurdes, Fátima e La Salete. As demais estão em estudo ou já forma consideradas fraudes. Poranto, é prudente ao cristão sempre questionar o que lhes chega ao ouvido.

Existe um ramo da ciência chamado de Parapsicologia. É uma ciência recente que estuda os fenômenos que estão “fora do normal”. A Parapsicologia já estudou e provou que a grande maioria dessas aparições são fenômenos chamados de projeções causadas pela “força” do pensamento (telergia) dessas pessoas. Esses fenômenos inclusive são repetidos em laboratório, provando que não há nada de sobrenatural, mas é uma manifestação do inconsciente humano:  é portanto humano e deste mundo. Existem técnicas e teorias para a realização de todos esses fenômenos, que portanto, não devem ser encarados como algo “do além”, mas ao contrário: algo de humano. Com certeza é um  “lado” do ser humano que pouco conhecemos ou até desconhecemos, e por isso temos a impressão que isso não veio de uma pessoa humana e atribuímos essas qualidades a algo do além.

A Igreja Católica Apostólica Romana apenas reconheceu o culto de três aparições: Lurdes, Fátima e La Salete. Portanto, todas as demais aparições não são reconhecidas pela a Igreja ou ainda estão em estudo.

Recado importante:  a Igreja nos fala que não devemos firmar nossa fé em aparições, porque tudo o que era importante e essencial à nossa fé  já foi dito, já foi revelado, já foi escrito. A nossa fé deve estar alicerçada nos ensinamentos que Jesus, os apóstolos Maria e os primeiros cristão nos deixaram, bem como o que a Santa Mãe Igreja proclama como dogma de fé.

 

Devemos também ter muito cuidado com pessoas que falam de Deus mas  não são de Deus. Elas usam o seu nome e o de Nossa Senhora para atraírem multidões, depois, seduzem-nas e disvirtuam toda a sua mensagem.

Todo cristão católico ou não, deve ter um imenso amor por Maria, um amor semelhante ao que Jesus tem por Ela. Esse amor deve ser fruto da própria vida de Maria, da vida de Jesus, do poder intercessor de Nossa Senhora, mas  jamais de aparições.

 

As “aparições” reconhecidas são revelações particulares (revelações privadas), e cada católico não é obrigado a acreditar nelas, até porque não é fator principal na fé. Por exemplo, eu posso jamais acreditar em aparições de Maria, mas sempre serei católico com imenso amor e devoção à Nossa Senhora e em plena comunhão com a igreja, porque o que era importante já foi dito, já foi revelado, já está escrito!!

 

Mas o que Jesus nos fala sobre o fim do mundo? “Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai” (Mt 24, 36). “Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor” (Mt 24, 42). Portanto, se você crê mesmo nas palavras de Jesus, você jamais vai dar crédito a nenhuma pessoa que lhe chegue falando sobre o dia do fim do mundo. Inclusive você acha que Nossa Senhora vai mandar alguma mensagem dizendo quando é o fim do mundo? Se assim fizesse estaria contrariando as palavras das Escrituras.

E o livro do Apocalipse? Lamento afirmar aos fanáticos de plantão, que o livro do Apocalipse não é um livro de previsões futurísticas, nem sequer narra algo que vai acontecer, nem narra o fim do mundo. Ao contrário, João escreveu o livro do Apocalipse narrando o momento histórico dos primeiros cristãos da Ásia Menor e passando-lhes uma mensagem de perseverança e coragem, mostrando-lhe que ao fim de todo o sofrimento e perseguição, o Cordeiro de Deus triunfaria. Portanto, o que está escrito no livro do Apocalipse já aconteceu! Sua mensagem sim é que é atual. Como se explica isso? Existe um estilo de escrita conhecido por metáfora. É uma linguagem figurativa, utilizando-se de elementos outros para dizer implicitamente uma mensagem ou um fato, é o emprego de uma palavra, ou frase, ou história, em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Então veja o livro do Apocalipse como um livro de encorajamento e esperança, jamais como um livro de terror e de previsões catastróficas. Afinal, NINGUÉM sabe o dia nem a hora, a não ser Deus!

Mas se ainda você está preocupado com o fim do mundo, bem, de acordo com a ciência, o fim de mundo está marcado irremediavelmente daqui a 5.000.000.000 (5 bilhões) de anos, quando o sol começar a se dilatar e explodir, isso se o homem não destruir ele próprio até lá ou se não houve algum imprevisto.

Como você não vai viver 5 bilhões de anos, acalme-se em relação à catástrofe final, mas esteja sempre vigiando e orando, pois não sabemos nem o dia e nem a hora, e porque nossa vida eterna depende disso !!!!

 

 

* Irapuan Medeiros Barros Júnior – médico generalista,  paroquiano do Divino Espírito Santo – Jatiúca – MACEIÓ/AL - irapuan@bol.com.br

 


 

Fonte: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Maceió-AL

Home Page: http://www.geocities.com/irapa3

----------------------------------------------------------------

Copyright  2002 -  Paróquia do Divino Espírito Santo - Maceió/AL