| EJC - Encontro de Jovens com Cristo |

[ Retornar ]

Histórico

 

    O movimento EJC - Encontro de Jovens com Cristo - foi trazido para nossa Paróquia devido o desejo que muitos casais do ECC possuíam de engajar os jovens que não realizavam nenhuma atividade pastoral na Paróquia, tendo em vista que eles seriam o futuro mais presente da nossa Igreja. Alguns casais, maravilhados pela graça que era participar e fazer o encontro de casais, quiseram traduzir de alguma forma esta experiência para estes jovens. Foi quando descobriram, em 1995, que em João Pessoa - Paraíba já havia a versão do ECC para jovens, era o EJC.

 Entusiasmados com a descoberta, puseram mãos à obra: contando com o apoio incondicional e decisivo do Pe. Júnior (Pároco da Época), foram duas vezes a João Pessoa com duas turmas de jovens vivenciar o EJC. Aprenderam bem a lição, pois em agosto de 1996 a Paróquia Divino Espírito Santo já estava realizando seu I EJC, no colégio Bom Conselho, tendo como padrinhos os prestativos e amigos jovens de Paraíba.

 

O que é E.J.C.:

 O Encontro de Jovens com Cristo – EJC é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana para a evangelização dos jovens, despertando-os para o serviço eclesial e para o engajamento pastoral.

Finalidades:

a) despertar os jovens para que vivenciem o cristianismo, a partir dos valores humanos e cristãos, das graças do sacramento do batismo e da espiritualidade familiar e apostólica;

      b) inspirar um maior relacionamento entre os jovens, ajudando-os a dialogar e a compreender os pais, a fim de que a família, “célula primária e vital da sociedade”, possa verdadeiramente gerar cristãos autênticos e cidadãos íntegros;

      c) conduzir e motivar os jovens a atuar nos diversos setores da Paróquia e nos serviços à comunidade, abrindo-lhes possibilidades de doação e engajamento;

      d) colocar os jovens, já integrados na missão evangélica, a serviço da grande maioria de jovens das comunidades que ainda se encontram carentes em sua formação cristã e apostólica;

      e) acolher os jovens dispersos da Igreja, amá-los e orientá-los, dando-lhes uma visão de sua razão de ser, abrindo-lhes um caminho de comunhão fraterna na comunidade paroquial e possibilitando-lhes a corresponsabilidade no serviço da Igreja;

      f) gerar a convivência fraterna entre os jovens, na Paróquia, como um apelo à grande missão do EJC;

      g) participação dos jovens, não apenas para trabalhar nos encontros, mas para vivenciar uma caminhada cristã, assumindo tarefas na Paróquia e sendo instrumentos de Deus na sociedade;

      h) despertar os jovens para o sentido da vocação batismal, conscientizando-os de que este sacramento torna o homem filho de Deus e missionário do Reino;

      i) propor aos jovens uma reflexão sobre a dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, e sobre seu relacionamento com os outros homens, bem como sobre as injustiças sociais que impedem o ser humano de exercer sua cidadania e viver como cristão.

 

Fundamento

A meta do EJC não é apenas a realização do Encontro. Este constitui a ponte que leva ao objetivo maior: a propagação do Reino de Deus em todas as Paróquias. Nenhum jovem deve ficar preso ao EJC; pelo contrário, deve assumir uma postura de jovem cristão, dando testemunho de honestidade no seu ambiente de convívio e engajando-se nos diversos serviços da Igreja.

      Como movimento jovem cristão, é motivado pela fé e suas finalidades o distinguem de outros movimentos e grupos. Colocando-se na perspectiva evangélica do serviço humilde, generoso e alegre, sua principal missão é formar discípulos de Jesus Ressuscitado, portadores da Boa Nova do Evangelho.

      O EJC chama ao compromisso o jovem acomodado, afastado da Igreja, levando-o à vivência cristã, familiar e eclesial. Através do Encontro com Cristo, o jovem passa a encontrar-se consigo mesmo.

      A verdade fundamental que orienta todo o trabalho do EJC baseia-se na consciência de que somos apenas instrumentos e servidores de Deus e só Ele tem o poder de converter e transformar as pessoas. 

Realizações

 Os nossos jovens já implantaram o EJC em mais três outras comunidades, tornando-se também multiplicadores do Amor de Deus além dos limites da nossa paróquia; são elas: Bebedouro (Paróquia de Santo Antônio), que fizeram seu Primeiro Encontro em abril de 2001, Poço (Paróquia do Senhor do Bonfim), que fez seu Primeiro Encontro em setembro de 2003 e Cruz das Almas (Paróquia Sagrado Coração de Jesus), que fez seu primeiro encontro em 2005.

Em 2010, o EJC da Jatiúca começou a implantar o movimento na Paróquia Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe, expandindo a boa Nova do Evangelho, as paróquias do interior do estado.

Esperamos que as sementes plantadas por nossos jovens possam crescer e produzir frutos para que num futuro próximo possamos tornar essa grande família que é o EJC, composta por incontáveis servos de Deus que tem um só objetivo: EVANGELIZAR!

 

Atividades na paróquia:

 * RESPONSÁVEL PELA LITURGIA DA MISSA DO 2º DOMIGO DE CADA MÊS ÀS 17h

* REALIZAÇÃO DE QUERMESSE SEMPRE APÓS AS MISSAS DO 2º DOMINGO.

* REALIZAÇÃO DE UM ENCONTRO ANUAL PARA OS JOVENS DA COMUNIDADE

* PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS DA JUVENTUDE PAROQUIAL

* PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS DA ARQUIDIOCESE

 

Equipe dirigente - 2011:

 EVENTOS:         Eduardo leal (Duda) - eduardoj7@yahoo.com.br

FICHAS:             Edjanne Ferreira - janneferreira@hotmail.com

FINANÇAS:        Lucas Nogueira – lu.cas.nogueira@hotmail.com

MONTAGEM:      Daniella Pereira - danyella.pereira@hotmail.com

PALESTRAS:      Isabel (bel) - bebelmac@hotmail.com

PASTORAL GERAL: Cleudo Lima - cleudo_lima@hotmail.com

PÓS-ENCONTRO:    layanne Jussara - layjussara@hotmail.com

Casais Apoio:

Junior - jr.aluizioalves@hotmail.com e Sueli - suely.rezende@gmail.com

Hamilton - hamiltoncarneirojunior@gmail.com e Nadja - nadjaromeiro@gmail.com

 

JOVENS DIOCESANOS:

·         Anderson – EJC Bebedouro - andersonolhosverdes@hotmail.com

·          André – EJC Poço - antonioamsc@hotmail.com

·          Ivson – EjC Cruz das Almas - ivson_padilha@hotmail.com

·          Maria Augusta – EJC Poço - mgustinha_tenorio@hotmail.com

______________

Copyright 2011 - Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL

http://www.divinoespiritosanto.org