Credo de Santo Atanásio

 

Este credo, apesar do nome, foi divulgado por Santo Ambrósio, foi incluído na liturgia, é autêntica profissão de fé e é totalmente reconhecido pela Igreja Católica.

 

1. Quem quiser salvar´se deve antes de tudo professar a fé católica.

 

2. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade. 3. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. 4. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. 5. Porque uma so é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. 6. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade. 7. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. 8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. 9. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. 10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. 11. E contudo não são três eternos, mas um só eterno. 12. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. 13. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. 14. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. 15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.

 

16. E contudo não são três deuses, mas um só Deus.

 

17. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.

 

18. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.

 

19. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.

 

20. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.

 

21. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.

 

22. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.

 

23. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.

 

24. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.

 

25. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.

 

26. Quem, pois, quiser salvar´se, deve pensar assim a respeito da Trindade.

 

27. Mas, para alcancar a salvacão, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

28. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.

 

29. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe.

 

30. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.

 

31. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.

 

32. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.

 

33. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.

 

34. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.

 

35. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.

 

36. Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.

 

37. Subiu aos Ceus e está sentado a direita de Deus Pai todo´poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

 

38. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos.

 

39. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.

 

40. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar´

 

 


 

Fonte: Prof. Felipe Aquino - Editora Cléofas

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