Catequese |

 

Que é?

Quem pode participar da catequese?

Quem pode ser catequista?

Quais os horários das reuniões?

Organograma hieráquico da catequese paroquial

 

 

 

__________________________________

Que é?

 

         A catequese é uma educação de fé das crianças, dos jovens e dos adultos. A catequese anda intimamente ligada com toda a vida da IGREJA (assim pontifica sobre a CATEQUESE, o CIC - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA).

 

         O CIC destina-se precipuamente aos responsáveis pela catequese, que são os BISPOS, e sempre sob orientação destes a todos nós, de modo especial aos CATEQUISTAS, tropa de frente no campo da fé.

         Sabemos que, como um todo, deve a IGREJA suscitar e alimentar PAIXÃO PELA CATEQUESE. E  a catequese inserida NA IGREJA DOMÉSTICA. Aí tem seu ponto de partida a INICIAÇÃO CRISTÃ com o BATISMO, e é continuada pelos catequistas. PAIS e PADRINHOS são referenciais inestimáveis. O SEGUIMENTO CATEQUÉTICO tem lugar na PARÓQUIA:

 

Catequese INFANTIL – que caminha para a 1ª EUCARISTIA, em duas fases;

 

Catequese CRISMAL – que leva à consumação (confirmação) do BATISMO.

 

Tendo feito um curso de ATUALIZAÇÃO, de fevereiro a junho de 2002, os 25 catequistas distribuem-se pelas três comunidades: MATRIZ, SÃO LUCAS e VIRGEM DOS POBRES, conforme explicita o organograma abaixo.

 

Estamos atuando frente a inúmeros confirmandos que buscam a FORÇA DO ALTO para a vida de testemunho e fé intérritos em CRISTO; e perto de 100 que caminham para o CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS, sendo um terço na fase final. 

Concomitantemente, faz-se um CATECUMENATO, de sorte que alguns receberão pouco antes o caráter batismal indelével.

 

É de praxe dar-se a celebração da CRISMA no dia de PENTECOSTES, e a 1ª COMUNHÃO EUCARÍSTICA no dia de CORPUS CHRISTI. Assim foi em 2001, assim será em 2002.

 

Tudo para a maior glória do PAI, estamos implantando a PASTORAL DOS SURDOS-MUDOS, com uma Escolinha da Fé para surdos-mudos. Todas as quartas-feiras contamos com uma vintena de irmãos, acolitados por uma OUVINTE (Emilene ou Gilmara) que se comunica através da LIBRAS (Linguagem Brasileira dos Sinais), com a assistência do VALEDOR.

 

Em 2002 o ciclo repetir-se-á com menos falhas e mais fervorosidade. Amém!

 

 

 

 

__________________________________

Quem pode participar da catequese?

 

         Crianças, jovens e adultos,  estão todos inserido no contexto da catequese.

         As crianças partcipam da catequese da Eucaristia, onde as mesmas recebem uma preparação para a realização da 1ª comunhão.

          Os jovens participam da catequese crismal, quando querem se preparar para receber o sacramento da confirmação, a crisma, assumindo assim sua missão católica neste mundo, reafirmando sua fé recebida no batismo.

         Jovens e adultos não batizados podem participar da catequese catecumenal, sendo uma catequese destinadas a pessoas que não estão mais na faixa etária infantil e, portanto, necessitam de um conteúdo e de uma preparação toda especial para receberem o batismo da igreja católica.

          Os adultos, além da catequese catecumenal e crismal, também recebem a catequese de preparação para o matrimônio: o curso de noivos.

 

 

 

 

__________________________________

Quem pode ser catequequista?

 

         Qualquer membro da comunidade que, desejando ser um instrumento na evangelização, abrace de coração a missão de se preparar para conhecer mais profundamente a fé católica, seus dogmas, sua história e sua teologia. Deve engajar-se nos movimentos paroquiais, estar em comunhão com o pároco e dele receber a autorização para o exercício de tal função.

 

 

 

__________________________________

Quais os horários de reuniões?

 

          Catequese de Eucaristia: reuniões todos os sábados às 13 h

          Catequese crismal:  informações na secretaria paroquial

           Catequese dos noivos: reuniões com horários a serem acertados com os respectivos catequistas.

 

 

 

__________________________________

Organograma da hierarquia

 

         

 

 

 

_________________________________________________

Copyright  2010 -  Paróquia do Divino Espírito Santo - Maceió/AL