| São Pedro |

Página Inicial

30/06//02

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *


     Figura simpática esse São Pedro! Não é sábio demais para nos deixar humilhados; não é arrogante para nos deixar chateados; não é simplório para nos deixar enojados; mas é humanamente admirável, espiritualmente equilibrado e teologicamente seguro. Pedra, que se quebrou, mas não se tornou pó. Pescador, que soube se transformar em caçador e conquistador de gente para o reino do Senhor. Fraco, mas foi capaz de dar a vida pelo Amigo. Covarde, mas teve seus momentos de valentia e heroísmo. E, por cima de tudo, foi generoso, serviçal, amigo de verdade, simples, dedicado, compreensivo, humano, humilde.
     É verdadeiramente uma figura simpática esse São Pedro!
     De sua história, sabemos pouco, mas o suficiente para exaltá-lo, admirá-lo e honrá-lo, pois de simples pescador no Lago de Tiberíades se tornou, por desejo e ordem do Senhor, o primeiro papa, o timoneiro da Igreja, a pedra visível que representou a pedra fundamental e invisível da Igreja.
     Seu pai se chamava Jonas, de sua mãe não sabemos o nome. Que era ou fora casado, sabemos porque os Evangelhos falam de sua sogra, porém nem conhecemos o nome dela. Teve filhos? Ele fala de uma filha querida no Senhor, mas seria uma filha oriunda da sua carne ou apenas uma filha na fé? Sobre isto, tudo é silêncio, porque tudo isso é secundário diante da sua missão no seio da mãe Igreja.
     Hoje, já está provado que morreu em Roma, pelos anos 67, na perseguição do imperador Nero. Deu a sua vida por aquele que um dia negou; morreu pela fé que abraçou e pregou corajosamente depois que foi ungido pelo Espírito do Senhor.
     Após a morte, foi continuado por uma lista admirável de 264 sucessores, muitos dos quais foram indignos e muitíssimos dos quais foram santos como ele. Vale apenas lembrar, na festa de São Pedro, sua pessoa, sua missão e sua continuação, na pessoa do papa, na Igreja que ele tanto amou e pelo qual deu a sua vida.


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2002 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL