| Está tudo bem comigo! Estou feliz da vida! |

Página Inicial

28/09/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       Há uma profunda ligação entre o nosso espírito e o nosso corpo. Muitas doenças podem e devem ser evitadas por um estado de espírito alegre e entusiasmado.
     O pessimista estraga tudo e nunca ajuda a cura de seus males. O otimista está mais da metade disponível para ser feliz e libertar-se de muitas enfermidades.
      Por isso, aconselho-lhe a dizer sempre e, se possível, em alto tom (de preferência, se estiver sozinho, para não pensarem que você está louco): Está tudo bem comigo! Estou feliz da vida!
      Não basta, porém, dizer estas palavras da boca para fora, mas que elas saiam do profundo de seu mundo interior; é preciso que você sinta mesmo o que está dizendo.
      Não se trata de um conformismo fatalista a modo do Maktub (está escrito!) árabe, mas de uma conformidade com a vontade santíssima de Deus, que nos deixa sofrer, algumas vezes, para atrair-nos a ele. Essas frases, pois, devem ter como fundamento a divina providência e a nossa confiança e abandono inabaláveis na bondade misericordiosa da Trindade e na proteção de Maria Santíssima.
      Destarte, com estas condições e com esses princípios, diga sempre: Está tudo bem comigo! Estou feliz da vida! Diga isto, não só quando tudo lhe corre bem, mas sobretudo nas horas difíceis da vida.
       Assim, quando você estiver mergulhado nas trevas; quando você estiver desesperado; quando você estiver sentindo alguma dor, de qualquer espécie que seja; quando você estiver sendo caluniado, abandonado, menosprezado, incompreendido; quando você não tiver mais coragem para nada; quando perder o sono e os sonhos de sua vida; quando você sentir que está pisando em areia movediça e, conseqüentemente, está afundando; quando não encontrar ninguém ao seu lado; quando você procurar uma mão amiga e não encontrar; em suma, quando você estiver lá no fundo do poço, então, olhe para o céu e diga: Está tudo bem comigo! Estou feliz da vida!


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL