| Coisas chocantes |

Página Inicial

27/12/2009

MONSENHOR PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       Natal é uma festa linda. Linda na liturgia, na sua apresentação humana, na solidariedade entre as pessoas, no seu folclore, linda em tudo. Natal tem uma magia, uma magia especial. No Natal, tudo parece cantar, tudo parece dizer que o mundo é bonito e que nós podemos ter paz e alegria na força e beleza de um Menino. Todavia, há no Natal algumas coisas que chocam, fazem doer e nos deixam estarrecidos.


Citemos apenas duas dessas coisas chocantes. A primeira é ver que, tanto tempo depois que Jesus veio ao mundo para pregar a fraternidade universal, ainda há muita miséria, violência, desperdício, muito desregramento moral e ético. Jesus veio para trazer a ordem, a harmonia, a alegria. Os tempos messiânicos são profetizados como época de fartura e vitória, e ainda vemos, por toda parte, desgraça, fome, nudez, assalto, ódio e tristeza.


A segunda coisa surge da leitura do evangelho de São Lucas, quando diz que, estando Maria e José em Belém, completou-se o tempo de Maria dar à luz e ela deu Jesus à luz e o colocou numa manjedoura, “porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,6-7)


O dono do mundo não teve um lugar digno no seu mundo para nascer! As suas criaturas não lhe deram a devida acolhida, ou porque José não tinha dinheiro suficiente para pagar a hospedagem, ou porque a cidade estava superlotada, ou porque simplesmente não havia um lugar decente para uma parturiente.


Olhar o passado e sentir porque Jesus não teve um lugar digno para nascer dói muito, mas o que mais choca é que, ainda hoje, não há muito lugar para Jesus. Com efeito, o mundo está paganizado e já se conseguiu até trocar a lembrança do Menino-Deus por uma figura fictícia, chamada Papai Noel! As crianças são formadas na ideia de que é o Papai Noel quem dá os presentes e, por isso, o Menino Jesus é esquecido. Isso acontece num mundo dito cristão, imagine onde Jesus não é sequer conhecido!


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E PÁROCO DA PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO - JATIÚCA - MACEIÓ/AL

Copyright  2010 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL