| FESTA DO DIVINO NA DIVINO |

Página Inicial

27/05/04

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       

           Festa do Padroeiro significa alegria, celebração, liturgia, vida. Festa do Padroeiro significa Comunidade unida, feliz, celebrativa. Festa do Padroeiro significa trabalho, dedicação, amor. Festa do Padroeiro significa disponibilidade, serviço, união.

            Festa do Padroeiro é tempo de alegria, de novidades, de surpresas. Festa do Padroeiro é tempo de oração, de graça, de reconciliação. Festa do Padroeiro é tempo de evangelização, de catequese, de pregação. Festa do Padroeiro é tempo dos sacramentos, da mudança, da vida.

            No nosso caso, no caso da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Jatiúca, carinhosamente chamada de Divino, a situação é mais cômoda, mais propícia, embora muito mais responsável. Com efeito, temos como Padroeiro,  a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, da mesma essência divina que o Pai  e o Filho. Padroeiro que é Deus e Deus que é Padroeiro. Para nós, honra e dignidade, responsabilidade e amor.

            Talvez por tudo isso, a festa do Padroeiro, em Jatiúca, tenha características próprias. Nossa festa é mais espiritual, é mais liturgia, é mais evangelização, é mais sacramento, é mais louvação, é mais interior.

            Temos, sim, festa externa, com barracas e música. Mas, nossa festa externa é da Comunidade, é familiar, é uma grande confraternização dos paroquianos. Nas mesinhas, todos se encontram, porque todos se conhecem. Não temos jogos de azar, nem divertimentos profanos. As bandas e cantores que se apresentam, cantam louvores e evangelizam.

            Em suma, a festa do Divino na Divino é algo gostoso, especial, peculiar, sem par, porque é a grande festa litúrgica dos paroquianos engajados na Comunidade e no serviço à Igreja de Deus. Vale a pena conferir!


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2004 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL