| Vai abraão... |

Página Inicial

27/03/2011

MONSENHOR PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       São impressionantes os inícios da história do grande patriarca Abraão. O livro sagrado não nos dá pormenores a esse respeito. Sabemos, é certo, que Abraão era da cidade de Ur, na Caldéia; sabemos que ali se praticava o politeísmo com sacrifícios humanos, mas não sabemos como foram os primeiros relacionamentos entre Abraão e Javé e, por isso, ficamos admirados quando o a Bíblia nos diz que Javé chamou Abrão e ele, de imediato, respondeu: “Eis-me aqui!”.
Ficamos mais admirados ainda quando, Javé falou para Abraão, ordenando: “Vai, Abrão, deixa a tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.” (Gn 12,1)
E a admiração chega ao máximo, quando lemos o versículo quarto do mesmo capítulo do Gênesis: “Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã.”
Deixando de lado nossas admirações e ignorâncias históricas, o certo é que Abraão deixou sua terra e partiu para o desconhecido, enfrentando perigos de toda sorte, mas sempre cheio de fé e confiança em Javé.
Essa passagem bíblica calha perfeitamente para nós, neste tempo de quaresma. A voz de Senhor grita e clama a todos nós, cristãos: “Deixa a tua terra...”, ou seja, deixa teus maus costumes, deixa o estilo errado de vida que tens, deixa teus vícios, deixa a família de amigos perniciosos, deixa os lugares pecaminosos que frequentas e vai para onde eu te mostrar, isto é, para uma vivência autêntica do evangelho, para uma maneira de viver condigna com tua vocação cristã, para um estado interior purificado, onde terás paz e alegria verdadeiras.
Quaresma é tempo precioso de mudança, de conversão, de investir, com toda fé e confiança, no chamado do Senhor: “Vem e segue-me!” E à diferença de Tomé (Jo 14,5), nós conhecemos o novo caminho, pois é Ele, Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”(Jo 14,6). 


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E PÁROCO DA PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO - JATIÚCA - MACEIÓ/AL

Copyright  2011 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL