| A Senhora dos Prazeres |

Página Inicial

25/08/2002

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *


      O título pode parecer curioso, mas ele é cheio de significado e de mensagem.
Tudo começou em Portugal, onde, já no século XIV, celebrava-se a festa das sete grandes alegrias de Maria. Ainda lá, na terra mãe, no século XVI, conta-se, teria havido uma aparição de Nossa Senhora, que pedira uma capela, onde ela fosse honrada com o título de Senhora dos Prazeres.
      Essa devoção às alegrias, ou aos prazeres da Mãe de Deus veio para o Brasil com os nossos colonizadores e desenvolveu-se em alguns Estados. Nas batalhas contra os holandeses no Monte Guararapes, mostrou-se, de modo admirável, segundo os contos de então, a proteção de Nossa Senhora, por isso, o general comandante das tropas vencedoras mandou edificar, às suas custas, uma capela em honra de Nossa Senhora dos Prazeres. A capela se transformou, com o tempo, num templo majestoso e bonito.
      Esse título mariano tem muitas dimensões. Citemos apenas três.
      A primeira é honrar e venerar as sete grandes alegrias de Maria, que foram a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Magos, o encontro de Jesus no templo, a primeira aparição de Jesus após sua ressurreição e a sua coroação no céu após sua assunção.
      A segunda dimensão é o fato de que Maria é a causa da nossa alegria, uma vez que ela nos deu Jesus e, conseqüentemente, é Mãe de todos os cristãos, porque somos irmãos do Senhor. Ela foi a aurora, que não somente anunciou, mas gerou o Sol da vida, Jesus. Hoje, temos Jesus, eis um fato, mas ele nos foi dado por Maria, eis a verdade.
      A terceira dimensão é a grande mensagem mariana de que só teremos verdadeira alegria mediante a fé. O verdadeiro prazer não aquele efêmero da vida, mas o que vem e permanece provocando mais vida, mais paz, mais felicidade. O verdadeiro prazer é aquele que Maria sentiu, a prazer de viver com Deus, em Deus e por Deus.


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

 

Copyright  2002 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL