| Um livro precioso |

Página Inicial

20/07/04

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       

            Compacto, claro, objetivo, fundamentado, sério, prático, eficiente, profundo, assim é o livro, que acaba de vir à luz, da autoria do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Sobrinho Cardoso.

            De formato, pequeno; mas de conteúdo, grande e precioso. Como os grandes perfumes se encontram em pequenos frascos, assim esse livrinho de 80 páginas contém um material abundante de primeira categoria.

            O tema é polêmico, mas o autor o desembaraça com uma facilidade e uma simplicidade extraordinárias. O assunto é: o celibato sacerdotal.

            Já se escreveu muito, muitíssimo mesmo, sobre essa questão, mas as pessoas ainda se dividem em pró e contra. Muitos livros tratam do tema lembrando sua história e expondo a doutrina do magistério da Igreja, bem como sua fundamentação bíblico-teológica. Dom José preferiu um método diferente. Quis ser prático e o foi. Consultou seus alunos e procurou saber quais eram as objeções que mais pululam por aí contra o celibato sacerdotal. Conseguiu um bom número delas. Enumerou-as, catalogou-as e, usando um estilo meio Tomás de Aquino, foi, progressiva e categoricamente, derrubando uma por uma. E o fez não com simples sermões morais ou místicos, mas fundamentado na tradição, no magistério da Igreja, nos dados da psicologia e nos fatos da vida cotidiana. O resultado foi um catecismo maravilhoso, com “Perguntas e Respostas sobre o Celibato Sacerdotal”. Ao terminar sua leitura, o leitor é levado pela evidência do discurso a tomar uma posição defensiva do celibato sacerdotal, pois suas dúvidas são reduzidas a pó.

            É evidente que o autor não esgota a análise dessa temática sempre em evidência entre os estudiosos e os interessados, mas toca no essencial e o elucida, porque o essencial mesmo é sua vivência.

            Mas o bom mesmo do livro é que nos leva a refletir nos posicionamentos do magistério eclesiástico a respeito do celibato sacerdotal e concluir, sem medo e sem dúvida, que ele é um dos valores preciosos que a Igreja católica possui.


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2004 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL