| Ninguém é dono de Deus! |

Página Inicial

19/10/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       No final do livro de Jonas, parece um fato curioso. É que o profeta fica zangado porque Deus, na sua infinita misericórdia, teve pena dos ninivitas, para os quais Jonas pregara a penitência de arrependimento. Na verdade, não entendo Jonas. Num momento, ele foge de Deus; noutro momento ele prega a penitência para que o povo de Nínive não pereça e, como o povo se arrependeu e fez penitência, o profeta fica revoltado e quer morrer, porque Deus teve piedade dos ninivitas. Entenda-se essa confusão!
     Jonas fica tão chateado que quis morrer, mas Deus fez crescer um mamoeiro, que lhe fez sombra e o protegeu no clímax do calor. O profeta fica satisfeito, mas Deus manda um verme ao mamoeiro e este seca e morre. Novamente, Jonas fica revoltado e prefere morrer a viver. Reparem que desespero! Jonas não sabe o que fazer; não sabe enfrentar as dificuldades da vida e, por qualquer coisa, fica tão descontente, que logo deseja morrer
     Mas é exatamente assim que acontece com muitas pessoas. Primeiramente, pensam que sabem mais do que Deus e não têm o coração cheio de misericórdia, esquecendo-se da palavra de Jesus: “Sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito” (Mt ). Segundo, querem ser como São João, querem queimar e destruir quem não faz parte do seu povo, da sua gleba, da sua gente, da sua raça, da sua tribo.
     Não podemos esquecer que, Deus sabe tudo, pode tudo e é de infinita misericórdia para com os homens. Por isso, se não entendemos o comportamento divino , devemos apenar nos conformar a ele. Na verdade, estamos muito longe de ser deus e certamente, além das nossas deficiências naturais e humanas, nosso coração ainda deve estar bem longe de saber amar de verdade, que significa não fazer distinção de pessoa, compreender as fraquezas dos outros e querer que todo mundo seja feliz e viva em paz com o Senhor.
      Não podemos mandar na ordem das coisas que acontecem, porque ninguém é dono de Deus!


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL