| Secretária doméstica |

Página Inicial

17/01/2010

MONSENHOR PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       Conversando com uma secretária doméstica, ouvi suas lamúrias, porque servia a uma família há tempo, mas nunca recebera um “muito obrigado”, além do ordenado contado de todos os meses. Ela me reclamava também, porque, durante todo o tempo, e já era longo, em que trabalhava com aquela família, nunca lhe comemoraram o seu aniversário natalício e nem mesmo as crianças que ela viu nascer e delas cuidara com tanto carinho tinham sido capazes de lhe mostrar um gesto de gratidão.


Ouvi, atento, os desabafos daquela pobre senhora, que tinha toda razão de reclamar da família ingrata e indiferente. Infelizmente nossa conversa foi interrompida, pois aquela mulher recebeu uma chamada urgente. Quando ela saiu, eu comecei a me perguntar que resposta eu teria devido dar-lhe como solução das suas angústias e, também, pus-me a pensar nas inúmeras pessoas que vivem a mesma situação. Naquelas pessoas, que, como Jacó, tendo servido com dedicação a uma família, a uma pessoa, a uma entidade e até a sua Igreja, nunca receberam demonstração de gratidão; nunca viram seus esforços reconhecidos e me perguntei qual a saída para essas pessoas.


Será que procurar mudar de situação ou de lugar seria uma solução? Mas, isto nem sempre é possível. Pensei, então, que, se um diálogo resolvesse, abrisse caminhos, talvez fosse por aí que se devesse começar. Mas logo percebi que uma solução definitiva só pode vir do alto. Por isso, nesses casos, como no de Ana de Elcana, a solução virá certamente pela oração. Uma oração humilde e confiante, que nos leva a colocar tudo nas mãos de Deus.


Deus conhece a nossa história e quer o que há de melhor para nós. Não podemos nem devemos querer adiantar o relógio de Deus nem fazê-lo construir nossa história como desejamos. Confiemos e peçamos com humildade e Deus cuidará de tudo (Sl 37,5).


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E PÁROCO DA PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO - JATIÚCA - MACEIÓ/AL

Copyright  2010 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL