| A Comunidade El Shadday |

Página Inicial

16/03/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

        Nos últimos tempos, após a última promulgação do Código de Direito Canônico, apareceu na Igreja, uma nova forma de viver o eterno e único Evangelho de Jesus Cristo. A essa nova forma foi dado o nome de “Comunidade de Vida”.
        São pessoas que se agrupam em torno de um ideal e procuram viver como um grupo forte e bem unido. É, sem dúvida nenhuma, mais uma inspiração do Espírito Santo, o Deus renovador, o Deus fazedor da história, o Deus da santificação de todos os homens.
        Na cidade da Campinas, um jovem, como tantos outros, depois de um período de grande vivência cristã, aprendida com o leite materno e o exemplo de seu pai, entrou em crise religiosa. Mas, um belo dia, foi convidado para um encontro e, a partir desse encontro, mesmo que nele não fora tocado nos seus sentimentos e decisões, houve uma reviravolta na sua vida. Ele começou a mudar e, no seu entusiasmo, foi contaminando beneficamente muitos outros jovens. E, quando menos ele esperava, surgia uma nova comunidade de vida, que recebeu, com o passar do tempo, o nome do Deus todo-poderoso, El Shadday.
        Em Campinas, onde nasceu, a Comunidade tem três casas, mas ela já começa a se espalhar e já tem casas em Pedreiras e Santos. Os seus membros podem ser divididos em quatro grupos. O primeiro é formado por aqueles que são casados e pertencem à Comunidade de aliança. O segundo é formado por aqueles que são casados, mas são consagrados à El Shadday e vivem em comunidade. O terceiro é formado por aqueles que são solteiros, são consagrados, mas podem se casar. O quarto é formado por aqueles que são solteiros, são consagrados e vivem o celibato. Todos têm um longo período de formação, dividido entre postulantado, noviciado e consagrado. Todos os que pertencem à Comunidade ou já fizeram ou estão se preparando para fazer os votos de pobreza, obediência e castidade, que são vividos segundo o estado de cada pessoa.
        Está claro que essa norma de vida católica é um sopro novo do Espírito Santo para os tempos modernos. Que a El Shadday e suas congêneres se deixem levar pelas asas do Espírito de Deus, que sopra onde, como, quando e sobre quem quer.

* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL