| Coroa de Espinhos |

Página Inicial

16/02/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

     Quando o evangelista João descreveu a Paixão do Senhor, anotou um pormenor verdadeiramente chocante e, ao mesmo tempo, provocante para todos os homens em todos os séculos. Diz o evangelista: “Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus. Em seguida, os soldados entrelaçaram com ramos de espinhos uma coroa, que puseram sobre a sua cabeça e o cobriram com um manto de púrpura. E se achegavam a ele e diziam: “Salve, rei dos Judeus!”, e davam-lhe bofetadas. Pilatos saiu de novo para fora e lhes disse: “Vede! Eu o trago aqui fora, diante de vós, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de condenação”. Fez, então, com que Jesus saísse, trazendo a coroa de espinhos e o manto cor de púrpura, e lhes disse: “Eis o homem!” (Jo 19,1-5).
       Puseram na cabeça de Jesus, o Senhor do céu e da terra, o Rei de todos os reis, o Filho unigênito do Pai, uma coroa de espinhos! Essa coroa tinha, é claro, o sentido de menosprezar, pilheriar, anarquizar, zombar, envergonhar aquele que de fato é verdadeiro Rei e Dono do Universo.
       É evidente que Cristo aceitou aquele ultraje por obediência à vontade do Pai e dentro do contexto de toda sua Paixão e Morte pela redenção da humanidade. Todavia, podemos ver nessa aceitação de Jesus também um exemplo para os homens sequiosos de vaidade, de grandeza e de honras.
        Santa Isabel, rainha da Hungria, perguntava-se como poderia colocar na sua cabeça uma coroa de ouro, quando Jesus, seu Senhor e Deus, usou uma coroa de espinhos. Tinha razão a grande santa; com efeito, quem é o homem, tão fraco, tão pequeno, tão impotente e tão insciente, para poder andar à procura constante de honras, de glórias, de louros?
        Tem razão também a Escritura Sagrada, quando diz: “Vaidade das vaidades e tudo é vaidade!” (Ecl 1,1). Mas, a bela “Imitação de Cristo” acrescenta: “Exceto amar a Deus e só a Ele servir”.(I,1)

* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL