| MONSENHOR ASSUNÇÃO |

Página Inicial

15/04/04

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       

No dia 11 do corrente mês, um pouco depois da meia-noite, quando nas igrejas se terminava de celebrar a vigília pascal, Monsenhor Antônio Assunção Araújo deixou nossa companhia e partiu para a Casa do Pai.

            Monsenhor Assunção nasceu no dia 15 de agosto de 1919, festa da Assunção da Virgem Maria, e morreu no dia da Ressurreição do Senhor Jesus. Essa curiosa coincidência nos leva a pensar que ele nasceu marcado para as alturas, para o céu.

            Pernambucano de Orobó, seus pais Joaquim Otávio Bezerra de Araújo e Ana Amélia de Aguiar deram-lhe duas irmãs, Maria Judite e Maria José.

            Chamado por Deus para a vida sacerdotal, entrou no seminário de Nazaré da Mata, mas logo deixou aquela casa de formação e veio, por intermédio de amizades e parentescos, estudar no seminário arquidiocesano de Maceió, que também tinha e tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção. Aqui, fez todos seus estudos e teve colegas de turma que se tornaram famosos e conhecidos em todo o Estado de Alagoas, como o inesquecível Monsenhor Hélio Lessa Souza, Monsenhor Alberto Reis, que foi capelão militar durante a segunda guerra mundial, o saudoso Padre Pinho, fundador de Juvenópolis, O Monsenhor Aloísio Martins, recentemente também falecido e Pe. Luís Cirilo Torres.

            Ordenado sacerdote aos 16 de novembro de 1941, na catedral metropolitana pela imposição das mãos de Dom Ranulpho Farias, Pe. Assunção incardinou-se na nossa Arquidiocese e aqui trabalhou durante toda sua vida. Como padre, foi vice-reitor e reitor do nosso Seminário e, substituindo Dom Adelmo Machado, foi até quase o final de sua vida, capelão do Bom Pastor. Durante muitos anos foi ecônomo da Arquidiocese e, até sua morte, foi um dos seus Vigários Gerais. Como mestre, foi professor do Seminário, professor-fundador da Universidade Federal de Alagoas, professor do Colégio Estadual e do Colégio Imaculada Conceição. Como homem público de grande valor foi Diretor Geral da Educação, que equivale ao cargo atual de Secretário da Educação.

            Monsenhor Assunção deixou uma grande lacuna e muita saudade. O que nos conforta é que no céu ele não só recebeu a coroa de seus méritos, mas também de lá poderá continuar a nos ajudar muito mais ainda.


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2004 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL