| Lições da Copa |

Página Inicial

14/07/02

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *


     Como bom brasileiro, participei da Copa, embora não tenha assistido aos jogos. Não sei dar opinião sobre a técnica de jogadas nem sobre a tática dos jogadores, mas uma coisa eu sei: é observar tudo, refletir sobre o que aconteceu e tirar as lições para a vida. E foi isto que fiz.
     A primeira lição foi que nem tudo que parece é, como nem tudo que brilha é ouro. Às vezes, o nome, a fama, a grandeza e a riqueza não passam de ilusões. Foi assim que França, Inglaterra, Portugal e Itália chegaram até à Copa. Foi assim que também, na humildade e simplicidade, chegaram Senegal, Coréia, Japão e Turquia. Os primeiros foram um fiasco; os segundos fizeram bonito.
     A segunda lição é que nunca devemos ser precipitados nos nossos julgamentos. Todo mundo dizia horrores sobre a seleção do Brasil e ela chegou à final. Todo mundo dizia que França ou seus pares seriam os finalistas e o resultado foi o desastre total. Julgar é difícil e perigoso; prejulgar quase sempre vem acompanhado de erro e de pecado.
     A terceira lição é que para vencer é preciso muita força de vontade, muita preparação, muita união e muita coragem. Quem se preparou assim, chegou lá, mesmo quando ninguém esperava como foi o caso da Coréia.
     A quarta lição foi o despertar do patriotismo. Nunca vi tanto amor ao Brasil como durante a Copa. Muitos carros enfeitados com a bandeira brasileira e o Brasil todo, em peso, batendo com um só coração. Nunca vi tantas camisas verde-amarelas! Oxalá que isto conti-nuasse em toda luta pela grandeza e melhoria da nossa Pátria.
     Finalmente, a última lição quem me deu foi Luís Filipe Scolari. Ele não se deixou levar por ninguém. Não atendeu aos pedidos do Brasil inteiro. Simplesmente, fez como achou que era melhor e deu certo. Haja força de vontade e coragem numa só pessoa!
     Tomara que estas lições da Copa nunca sejam esquecidas!


(*) É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO GERAL

Copyright  2002 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL