| Da Praça de São Pedro |

Página Inicial

06/07/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       Escrevo do aeroporto internacional de Paris. Mais precisamente, da sala Vip do aeroporto internacional Charles De Gaule. Estou regressando de Roma e aguardo a hora da chamada para o vôo direto a São Paulo, donde seguirei para Maceió, via Salvador.
       Em Roma, aonde fui acompanhando nosso Arcebispo Metropolitano, assisti a belíssima e comovente cerimônia da imposição do Pálio a 38 Arcebispos do mundo inteiro, entre os quais se encontrava Dom José Carlos Melo, C.M. (veja as fotos de D. José Carlos e Mons. Pedro nesta cerimônia)
       Como disse, foi uma cerimônia bela e comovente. Com uma organização impecável e com a presença de inumeráveis cardeais, bispos, embaixadores e muitos fiéis que se espalhavam por quase praça São Pedro, justamente na hora marcada, ou seja, às 18:00 em ponto, chegou o Papa João Paulo II que, apesar de muito debilitado, presidiu a toda a cerimônia.
       Após a homilia papal, um Cardeal fez a chamada dos 38 Arcebispos e foi com grande emoção que ouvi S. Eminência dizer, alto e bom som: Monsenhor José Carlos Melo, Arcebispo de Maceió. O Santo Padre, após a bênção dos Pálios, procedeu a imposição da insígnia própria, embora não exclusiva, dos arcebispos metropolitanos.
       Foi altamente gratificante ver o nosso Dom José Carlos Melo aproximar-se do Papa e ser por ele condecorado com o colar sagrado, sinal da potestade metropolitana e, ao mesmo tempo, da fidelidade e comunhão com Pedro.
       Por ser o terceiro da lista dos 38 Arcebispos, logo após a Arcebispo americano, de Milwaukee e o Arcebispo alemão, de Bamberg, Dom José concelebrou a Santa Missa ao lado do Papa, tendo o privilégio de ler em latim para o mundo inteiro, com voz forte, pausada e segura, o memento dos mortos.
       Os alagoanos presentes naquela tarde inesquecível se comoveram e se sentiram felizes. Com efeito, nenhum de nós jamais poderá esquecer aqueles momentos de fé e de alegria, alimentadospelas vozes quase celestiais de um coro, digno de uma cerimônia papal. Parabéns Dom José e parabéns Maceió, pelo seu Arcebispo!

* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL