| O embaixador do papa |

Página Inicial

05/12/04

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

       Alto, forte, de porte elegante, meio calvo, cor branca, de maneiras finas e diplomáticas, fala pausada e pensada, muito culto, com uma delicadeza a toda prova, atencioso com todos que a ele se dirigem, pianista de primeira qualidade, viajado porque já trabalhou em vários continentes. Esse homem, chamado oficialmente de “Núncio Apostólico” e eclesiasticamente de “Dom Lorenzo Baldisseri”, esconde dentro de si, mas revela sem o querer, uma personalidade forte, uma capacidade intelectual distinguida, um raciocínio rápido e seguro e um conhecimento profundo dos problemas sociais, políticos e religiosos que lhe são pertinentes.
    Porém, o que mais me chamou atenção em dom Lorenzo foi sua simplicidade, sua afabilidade, sua espiritualidade. Ele não se nega a nada que é para o bem e alegria da sua Igreja e nem sequer confessa que está cansado, mesmo quando seu semblante já o denuncia. É aí que ele calmamente demonstra, que é um verdadeiro homem de Deus.
    Destarte, dom Lorenzo, nunca perdendo a compostura de embaixador, apresenta-se visivelmente como um consagrado, um bispo, um servidor da Igreja. Não é fácil ser o representante do papa, porque o papa, muito além de ser um Chefe de Estado, é sobretudo o sucessor de Pedro e, como tal, o chefe supremo de toda a Igreja de Cristo e, como dizia Santa Catarina de Sena, é Jesus visível entre nós. Não basta, pois, ser um bom diplomata, é preciso que o representante do Papa seja alguém que leve a todos que o veja a figura do Santo Padre, que não vêem. E isto, dom Lorenzo o faz admiravelmente bem, unindo suas qualidades humanas à sua missão de pastor e bispo da santa Igreja.
    Estamos, pois, nós brasileiros, de parabéns pela presença de dom Lorenzo na nossa Pátria e está de parabéns igualmente a província eclesiástica de Maceió, porque, por ocasião das festas comemorativas dos 100 anos de nosso Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, teve a graça de receber em Maceió o embaixador do papa, em toda extensão e profundidade da expressão, dom Lorenzo Baldisseri.


* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2004 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL