| A nossa guerra |

Página Inicial

04/05/03

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

        O mundo inteiro se preocupou com a guerra no Iraque. Por toda parte só se falava em pedir a paz para o Iraque, porque todos estavam revoltados com os horrores de uma guerra. As pessoas me diziam: Padre, reze pela paz! E eu rezava e pedia que rezassem comigo. Mas, a um dado momento, comecei a pensar em outra guerra, que existe dentro de nós, ao nosso derredor, e sobre a qual quase ninguém fala e para a qual quase ninguém pede paz. Confesso que fiquei sumamente admirado em ver tanta gente, pelo mundo afora, a pedir paz para o Iraque, quando milhões e milhões de pessoas vivem numa tremenda guerra interior, na qual muitos estão morrendo e matando.

        Refiro-me às angústias existenciais; às neuroses e depressões que assolam, cada dia, multidões, às vezes indefesas e ignorantes. Refiro-me aos desesperos de algumas pessoas que, por motivos vários, vivem numa luta desesperada para poder viver, porque ou têm um descontrolo psíquico, ou não têm meios dignos de subsistência, ou não se aceitam e não podem se livrar dos seus limites e enfermidades, ou não sabem como superar as dificuldades que encontram, ou são incompreendidas, ou são caluniadas e maltratadas, ou são escravas das drogas e de outros vícios, ou são carentes dos conhecimentos mais elementares. São guerras provocadas pela fome, pela miséria, pelas drogas, pela falta de amor e de justiça.

        Refiro-me às guerras familiares; aos desencontros de casais; às incompreensões dos filhos; aos desrespeitos ao corpo na prostituição; à violência urbana; aos assaltos nas estradas; à falta de lugar nas escolas públicas; às concorrências desleais; às batalhas provocadas pela inveja, pelo ciúme, pelo orgulho, pelo egoísmo.

        As nossas guerras são tantas que quase não podemos enumerá-las. Quem reza por elas? Quem faz passeatas por elas? Quem pede a paz por elas? Será que nos esquecemos que também nós vivemos em guerras?

* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2003 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL