| Advento |

Página Inicial

01/12/02

MONS. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE *

      O ano litúrgico é o período anual no qual a Igreja católica celebra e vive os mistérios da nossa salvação em Jesus Cristo e nos seus santos, entre os quais, de modo especial, na Virgem Maria. Ele é a expressão cultual da nossa fé e, ao mesmo, a concretização da vida mística da Igreja. Portanto, viver a liturgia da Igreja é vivenciar a revelação e realidade de Deus em si e na sua mais profunda e bela relação com o homem.
        Dois pólos marcam o ano litúrgico, a saber, a Páscoa e o Natal ou manifestação do Senhor. O período da manifestação do Senhor tem duas grandes festas, isto é, a Epifania e o Natal. Estas duas festas nasceram em épocas diferentes, em terras diferentes, mas têm um mesmo conteúdo fundamental.
        As primeiras notícias de uma fase preparatória para o Natal vêm-nos da Hispânia e das Gálias. Com efeito, o concílio de Zaragoza, no ano 380, mandava freqüentar a Igreja desde o dia 17 de dezembro até a Epifania; por sua vez, já nos finais do século V, temos documentos gauleses, que nos falam de um jejum de três dias por semana desde a festa de São Martinho de Tours até o Natal. Pouco a pouco e de maneiras diversas, foi aparecendo o que atualmente se chama Advento.
        Portanto, o Advento é um período de preparação para se acolher o Senhor no Natal, ou melhor, para se receber a manifestação do Senhor (Natal-Epifania). Ora, a manifestação do Senhor se dá em duas etapas, isto é, a que já aconteceu pelo seu nascimento em Belém e aquela que acontecerá no final dos tempos, na Parusia. Falamos da primeira e da segunda vinda de Jesus. Assim sendo, o Advento tem duas dimensões, a saber, a dimensão escatológica (do primeiro domingo até o dia 16 de dezembro) e a dimensão natalina (do dia 17 ao 24).
       Viver o Advento é entrar no espírito dessas preparações às manifestações do Senhor Jesus nas suas primeira e segunda vindas.
* É DOUTOR EM TEOLOGIA E VIGÁRIO-GERAL

Copyright  2002 -  Paróquia Divino Espírito Santo - Maceió/AL